SLB 2017

SLB 2017

domingo, 25 de outubro de 2015

«Kit Eusébio? Recebi como já recebi uma camisola do FC Porto e do Sporting» - Marco Ferreira


 O ex-árbitro Marco Ferreira comentou à CM TV, a polémica em torno da denúncia do presidente do Sporting, BdC, em relação à oferta do Benfica aos árbitros, no final de cada partida disputada no Estádio da Luz.

«Infelizmente o ano passado não tive a oportunidade de arbitrar jogos na Luz ou no Seixal. 
Nos anos anteriores tive essa possibilidade, o kit sempre esteve lá. 
Aliás, o Benfica não negou isso. Também já fui ao Estádio do Dragão e recebi uma camisola como também já recebi do Sporting. Isso é um problema que não se coloca. Acho que estão a fazer disso um caso que não é um caso».

24-10-2015

Nao sejas Inacio


Nao sejas Inacio, ja chegou ao Brasil... o Sporting e os seus agentes, estao a ficar mais conhecidos por esse mundo fora.



Uma polêmica declaração tem movimentado o clássico entre Benfica e Sporting que terá lugar no próximo dia 25, domingo.
BTV (Benfica Tv), dona dos direitos de transmissão dos jogos do Benfica na Liga NOS, a elite portuguesa, tem veiculado um comercial onde ironiza uma recente declaração de Inácio, diretor de relações internacionais do Sporting, que afirmou assistir o canal benfiquista através de sites piratas, para não ter que pagar a mensalidade por se tratar de um canal fechado.
A campanha “Não seja Inácio”,  nas redes sociais #nãosejasinácio, além de provocar os Leões, tem como objetivo promover a assinatura do canal, que além do campeonato português, possui os direitos sobre a Premier League, Ligue 1 e Serie A.


Boloposte Blog

«Nunca disse que Vítor Pereira me pediu para beneficiar o Benfica» - Marco Ferreira

Marco Ferreira


De todo o lixo que se tem dito e escrito sobre este assunto, o essencial a retirar, é apenas isto:

«Aqui não estão em causa as instituições: nem Benfica, FC Porto ou Sporting. Está, antes sim, o papel que Vítor Pereira deveria ter perante os árbitros. Como neste momento vê que tem o lugar em risco – há eleições no próximo ano – tenta agradar sempre a quem vai na frente. Neste momento é o Benfica. Talvez fizesse o mesmo se fosse o FC Porto ou o Sporting», afirmou.

«Está um clima de terror. Muitas vezes em jogos importantes, há árbitros que se fazem passar como lesionados porque têm medo de errar e de serem prejudicados», completou.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Hat-trick, Hat-trick perfeito e Derbi. Termos do futebol.


Um hat-trick (o termo foi importado do críquete para o futebol) são três golos consecutivos no mesmo jogo, pela sua equipa, pelo mesmo jogador.
 
Hat-trick perfeito é o mesmo mas três golos consecutivos no jogo (ou seja, a equipa adversária não pode marcar golo ou golos entre os três golos consecutivos).
 
Dérbi (termo importado das corridas de cavalos pelo futebol) é o jogo mais importante da cidade, não é um jogo entre clubes da mesma cidade.
Um Benfica – Boa Hora não é um dérbi.
Um Alta de Lisboa – Águias da Musgueira não é um dérbi.
 
Só há um dérbi em Lisboa.

É o SL Benfica – Sporting CP.
Chega e sobra!

http://em-defesa-do-benfica.blogspot.ch

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Na China a bola já rola “à Benfica”

Na China a bola já rola “à Benfica”Jovens já treinaram com os nossos treinadores


A Escola do Benfica em HangZou já iniciou a sua atividade é já são muitos os momentos de aprendizagem e diversão para todos os rapazes e raparigas que já fazem parte deste projeto. 

 Os nossos sete treinadores já estão a cem por cento no terreno e não poderíamos ter iniciado o projeto de melhor maneira pois passados quinze dias já contamos com mais de três centenas de jovens e o nosso primeiro jogo saldou-se por uma vitória por 3-2, tendo os nossos Sub-13 vencido a escola de Shenglan.



© 2015 SL Benfica

terça-feira, 13 de outubro de 2015

A imprensa e o Bruno divertem-se: Quem se vai responsabilizar?



Desde a palhaçada na TVI24, a imprensa tem aproveitado todos os dias para ouvir o labrego do Bruno e "inventar" que há uma disputa de palavras entre um bronco e um presidente (do Benfica).

Curiosamente, parece que só o Bruno de Carvalho e os jornais é que ouvem uma troca de palavras ou respostas de parte a parte com Luis Filipe Vieira, o que decididamente não corresponde à verdade.

De um lado, Bruno de Carvalho continua a incentivar as posições extremadas. Do outro lado, Luis Filipe Vieira continua a apelar a que se ignorem esse tipo de posições e os benfiquistas se foquem apenas no Benfica e não no (ainda) rival. Se isto é uma troca de palavras ou uma disputa... tenho que rever o meu conceito de disputa e discussão.

Mas nada disso é o que me preocupa. O que realmente me preocupa, dado que vou estar no estádio, é o clima de incentivo constante do presidente do Sporting a que se continuem a extremar posições, que se continuem a incentivar provocações e acusações.

Para já, houve um belo exemplo de vandalismo na Luz e posterior regozijo por parte dos seus autores, qual terroristas a reivindicar um atentado terrorista.

Se no fim-de-semana do jogou houver problemas, agressões ou atitudes semelhantes ao passado quando os adeptos, incentivados durante semanas por Paulo Pereira Cristóvão, resolveram incendiar as bancadas do Estádio da Luz... 

... depois não venham os apelos moralistas de Bruno de Carvalho e as suas agências de comunicação que incentivam os jornalistas a dar continuidade a esta palhaçada.

Da minha parte, olhando à atitude de Bruno de Carvalho, das suas agências de comunicação, dos seus "enviados" aos blogs benfiquistas... e comparando com a atitude de Luis Filipe Vieira, desde já responsabilizo e repetidamente responsabilizarei o Sporting na pessoa do seu presidente da sua "equipa de bastidores", pelo que venha a suceder.
 
●  Por: Benfica by GB  

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Ignorem o ruído

Luís Filipe Vieira
 

«Ignorem o ruído» - Luís Filipe Vieira
 
20:52 - 09-10-2015
               
O presidente do Benfica recusou comentar as suspeitas lançadas pelo homólogo do Sporting em relação à arbitragem mas garantiu que o assunto irá ser tratado nos «locais próprios».

«Recuperar a credibilidade do Benfica demorou anos, foi uma dura batalha. Não contem comigo para voltar atrás no tempo. Também sei que tenho o dever de defender de forma intransigente o bom nome do clube. Podem ter a certeza que assim será, mas nos locais próprios. Quero deixar um apelo aos adeptos do Benfica: que ignorem o ruído porque, ao contrário do que alguns pensam, o ruído não beneficia ninguém. Falemos de nós e preocupemo-nos apenas com o Benfica», disse durante o discurso de inauguração da Casa do Benfica Algueirão, em Mem Martins.

Antes, a mensagem de Luís Filipe Vieira direcionara-se no sentido da reconciliação entre todos os clubes:

- Tenho e vivo a ambição de poder ver os dirigentes do futebol português contribuírem para um futebol saudável, responsável e competitivo. Um futebol sem violência que atraia público ao estádio. Um futebol que se valorize apenas pelo jogo. A ambição de que a indústria do futebol português se desenvolva cada vez mais, que as receitas aumentem, que os patrocinadores venham em maior número. A ambição de que a Federação, a Liga e os clubes trabalhem em conjunto. A ambição de ver uma seleção renovada com os jovens talentos portugueses formados em todos os nossos clubes. Tenho esta ambição e a responsabilidade de contribuir para que ela se realize. Estou empenhado nisso, e é esse o sentido da minha ação diária.

<< aBola>>

Bruno de Carvalho é perigoso. Muito perigoso...


O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, é perigoso

O presidente do Sporting é muito perigoso e penso que nenhum dirigente de qualquer clube em Portugal se pode esquecer desta frase.

Os perigosos em 2015 são muito diferentes dos perigosos em 1915 e hoje o perigo destes personagens vem de muito lado.

Eles são perigosos porque disparam em todas as direcções e de todos os ângulos, de vários prismas,  de vários meios e não têm o mínimo de escrúpulos, de bom senso ou vergonha.

E não digo isto confundindo a sua paixão clubística com perigosidade.

O que sempre me impressionou no presidente do Sporting foi a sua paixão ao clube e isso eu sempre aplaudi. Acho importante que os presidentes sejam apaixonados pelo seu clube e Bruno de Carvalho tem mostrado isso mesmo.

Agora, o que o presidente do Sporting foi á TVI 24 fazer na passada segunda feira foi incendiar tudo.

Ele não foi apenas incendiar o Benfica Sporting de dia 25 de Outubro, mas sim incendiar toda a relação com o Benfica e foi muito claro ao que ia.

Disparou contra Luís Filipe Vieira, disparou contra os verdadeiros incendiários das tochas que em Madrid tiveram um comportamento condenável esquecendo que por falar em incendiários alguns sportinguistas também incendiaram literalmente o nosso estádio há uns anos, disparou com recortes de jornais sobre a performance das nossas equipas ditas amadoras em Agosto e Setembro - por acaso os meses que o Sporting mais aprecia desportivamente - e disparou de maneira muito forte contra a estrutura do Benfica com esta "não noticia" das prendas aos árbitros, entre muitos outros disparos de gente louca.

E disparou de forma perigosa, mentirosa e politica. 

Mas a politica na sua forma mais baixa e por isso e muito mais, digo que este homem é perigoso.

Ele é perigoso porque tal como João Vale e Azevedo, não vê os meios para atingir os fins.

Enquanto um usava o Benfica para enriquecer, mas sem escrúpulos, Bruno de Carvalho usa a sua falta de escrúpulos para a guerra que vai travar com o Benfica nos anos em que for presidente.

Bruno de Carvalho tem Jorge Jesus que lhe vai dar vários títulos em 3 anos.

Ele sabe que Jorge Jesus vai ganhar uma liga - pelo menos - uma taça de Portugal - pelo menos - uma ou outra taça da Liga e uma ou outra super taça a juntar á que já ganhou este ano.

Se a estes títulos durante 3 anos, o Benfica não ganhar nenhum dos outros, faz um favor a todos os sportinguistas que viverão felizes e faz um favor enorme a Jorge Jesus que fica com o ego maior do que já tem, o que ainda é possível.

Esta é a sua estratégia.

Ele sente que o Benfica tem pontos fracos e ele ataca-os.

Um dos pontos fracos do Benfica da era Jorge Jesus é que se dizia "que a arbitragem está feita com o Benfica".

Esta mentira aparece como muitas mentiras e depois de reproduzidas muitas vezes, passam a verdade, tal como a mentira que Bruno de Carvalho foi dizer em directo para todo Portugal ouvir.

Bruno de Carvalho sabe que o Benfica oferece uma caixa, mais quatro entradas no museu e uma refeição para quatro pessoas a cada árbitro, delegado ou observador de todos os jogos da equipa A e equipa B no Estádio da Luz e Seixal.

Sabe ele, sei eu e agora sabe todo o mundo mas também sabe que o Benfica fá-lo por cortesia, porque ele é perigoso, mas não é estúpido.

Tudo o que o Benfica oferece é legal.

- Uma camisola do Benfica que o Sporting também oferece, mas a nossa é obviamente mais bonita e mais bem embalada.

- O Benfica oferece a cada arbitro, delegado ou observador quatro entradas no museu do clube.

- O Benfica  oferece 1 almoço ou jantar para 4 pessoas na catedral da cerveja a cada árbitro, delegado ou observador.

Estas ultimas ofertas são opcionais e sabemos hoje que 95% das pessoas não usufrui desta prenda, porque não tem tempo, porque não gosta da catedral da cerveja ou porque como todos sabemos, os árbitros gostam mais do museu do FC Porto ou doutro tipo de museus mais artisticamente evoluídos e acabam por não ir visitar o museu do Benfica.

Logo, o que este perigoso presidente do Sporting quis, foi criar um sound bite muito claro. 

"O Benfica gasta 250 000€ em árbitros por ano" que é uma mentira do tamanho do mundo e qualquer pessoa de bem sabe que é uma mentira gigante.

Vamos na prática analisar os números da mentira á lupa tendo como base o que o o jornal Record traz hoje na sua edição "segundo Bruno de Carvalho" :

Então os inteligentes jornalistas do Record consideraram pertinente divulgar as contas que Bruno de Carvalho fez e concluíram que cada um dos quatro árbitros, dois delegados e um observador recebem uma camisola que custa 59,9€ o que perfaz um total de 419€ por jogo.

Também fizeram as contas e consideraram que na contabilidade do Benfica entram 28 bilhetes no museu a 10€ cada um, o que dá o total de 2800€ por jogo.

Eu neste ponto quero referir que todos os portadores de Red Pass podem entrar no museu grátis o que significa que o Benfica tem de reportar ao seu relatório de contas um custo de 35 000 pessoas x 10 euros (mínimo, porque há quem lá vá mais que uma vez) o que dá 350 000€ anuais só em ofertas no museu.

Eu não quero acreditar que alguém possa considerar estas contas verdadeiras, nem acredito que alguém as possa publicar e nem acredito que alguém as ouse divulgar internacionalmente, mas é o que está a acontecer.

Já la iremos...

Depois os senhores do Record apresentam as contas de Bruno de Carvalho onde cada jantar ou almoço custará em "média" 125€ por pessoa na Catedral da Cerveja  que dará os 500€ por arbitro, delegado ou observador e os 140 000€ por ano em refeições.

Esta mentira é tão grave de quem a profere - o presidente perigoso do Sporting falou em 250 000€ por ano - como de quem a divulga - o jornal Record faz as contas por 170 000€ - mas tanto o presidente do Sporting, como os jornalistas do Record sabem que tudo isto é uma mentira gigante. 

Ora, as camisolas que custam 59,90€ não custarão a produzir mais que 15€ cada uma, mas até se pode considerar o preço de venda...

A entrada no museu tem um custo para o Benfica de 0€ e mesmo que todas as 28 pessoas fossem á Catedral da Cerveja comer todos os almoços e jantares a que têm direito, nunca por nunca o valor seria 125€ por pessoa a média.

Nunca!!!

Portanto e sendo justos o pack premium que o Benfica dá a cada árbitro que depois fará o que quiser com isso, e o almoço/jantar que o Benfica oferece na Catedral da Cerveja têm custos residuais num orçamento e estão perfeitamente dentro das leis de boas relações publicas que Benfica, Sporting e FCPorto fazem com as equipas de arbitragem, como qualquer outro clube faz em todo o mundo. 

O problema é que tal como os jornalistas do Record fizeram, há mais jornalistas no mundo a divulgar mentiras várias vezes e o jornal AS já publicou uma noticia onde diz no título que "o Benfica gasta 250 000 euros por ano, em prendas para árbitros".

Como disse antes, uma mentira repetida muitas vezes, até se pode tornar verdade para alguns, mas nunca para gente séria como eu.

O que importa realçar neste momento é que talvez o silencio do Benfica não seja o mais adequado porque estas "prendas" que o Benfica dá aos árbitros estão regulamentadas, legisladas e penso que todos os grandes clubes o fazem.

Mas não é só o Record e o AS a falarem desta mentira.

O jornal "O Jogo" consegue aumentar as contas de Bruno de Carvalho e colocar uma notícia onde se diz que o Benfica gasta por ano nestas prendas o valor de "500/600 mil euros".

Sinceramente, não sei mais o que vão dizer e inventar nos próximos dias, mas a verdade é que os anti benfiquistas estão a passar uma semana em êxtase.

É realmente uma tristeza a maneira como Bruno de Carvalho faz a sua politica no futebol e a maneira como respondeu á pergunta se os 500€ por jantar, não seria um numero elevado na TVI 24, revela muito ao que ia...

"Aquilo é com tudo, champanhe á la garde..."

A maneira como coloca a palavra "champanhe" associada obviamente a corrupção não é inocente e eu até achei inteligente tendo em conta a estratégia mentirosa que ele quis levar para  programa.

O mesmo Bruno de Carvalho que defende as novas tecnologias no futebol - tal como eu defendo há 20 anos - e aparenta um discurso moderno neste meio, é nem mais nem menos que um dirigente muito perigoso e igual a tantos outros manhosos, mesquinhos e intriguistas que se passeiam e passearam no futebol português nas ultimas décadas.

Muito cuidado com este Bruno de Carvalho.

Muito, muito cuidado com esta personagem...

Tempos difíceis se aproximam de convivência com esta vizinhança e como o nosso presidente disse acerca dum outro Bruno de Carvalho, candidato á presidência do nosso clube:

- "É um garoteco..."

Sim este é um garoteco, mas é um garoteco muito, muito, muito perigoso!

Força Benfica


terça-feira, 6 de outubro de 2015

A caminho do tricampeonato???


"Recuso-me a ver nos outros máquinas vencedores perfeitas... nos fins de semana em que não empatam ou perdem...

«No futebol não há tempo, não há futuro»
Pepe Guardiola
 
No desporto de alta competição, como é o caso do futebol, «não há tempo, não há futuro». Disse-o Pepe Guardiola. Vem isto a propósito da mudança, na classificação do campeonato nacional, que aconteceu este fim-de-semana.
Para alguns, há uma semana, o Benfica estava completamente afastado do título.
Para os mesmos, esta semana, o Benfica passou a ser um campeão com elevado potencial para conquistar o Tri.
Não entro em euforias... como me recuso, também, a entrar em depressões!
Não alinho na máquina de alguma comunicação social, que tem como grande preocupação vender à custa dessas alterações de estado de alma dos sócios, adeptos e simpatizantes do Benfica.
Como me recuso a ver nos outros - só porque mantiveram um treinador ou só porque passaram a ter como treinador alguém que no Benfica ganhou alguma coisa - máquinas vencedoras perfeitas... nos fins-de-semana em que não empatam ou perdem!
Por isso - sem qualquer entusiasmo excessivo, mas com todo o realismo - eu acredito na conquista do Tricampeonato pelo Benfica!
Mas, para se perceber porque acho muito realista a possibilidade do Benfica ser novamente campeão,... porque não perder algum tempo a analisar cada uma dessas três equipas?

O que vale esta equipa do Porto?
O Porto contratou um guarda-redes mediático. A julgar pelo que leio, ainda não percebi o que vale Casillas (com quem, reconheço, simpatizo muito... como jogador e como personalidade).
Ele é, efectivamente, a tal mais-valia, capaz de ser determinante num plantel mediano, como vejo, agora, na comunicação social, ou é o guarda-redes velho e ultrapassado que a mesma comunicação social reconhecia em Casillas, com todos os defeitos do mundo,... quando Mourinho o colocava no banco de suplentes, no Real Madrid, e essa mesma comunicação se atropelava para bajular o special one em versão meseta castelhana?
Não acredito que os jornais portugueses sejam chauvinistas.
Portanto, tenho que reconhecer que os jornais portugueses tinham, na altura, razão: Casillas já não é o guarda-redes que era!
Quanto à defesa do Porto, Danilo foi para o Real Madrid, o que significa que é muito superior a Maxi Pereira (senão, teria sido este a rumar ao Santiago de Barnabéu).
Qualquer defesa-esquerdo que encontrem será, sempre, muito pior que Alex Sandro.
Como, diga-se em abono da verdade, Quaresma é muito melhor que Varela ou Jesus Corona.
Óliver Torres é manifestamente superior a André André, pois, se assim não fosse - até pelo preço - este estaria no Atlético de Madrid e não no Porto.
Jackson Martínez é muito melhor que Pablo Osvaldo e Aboubakar juntos - não é, comunicação social? Ora, com estas comparações, será fácil concluir que o Porto este ano é bem inferior ao Porto do ano passado. Este plantel, bem mais fraquinho, não pode, por isso, ser comparado com o melhor plantel desse clube desde há 30 anos - que perdeu tudo na época para um plantel jeitoso do Benfica - e que até queria ser Campeão Europeu (até aos 6-1 de Munique).
Melhor, apenas, no meu critério de análise, Imbula, apesar de ter de jogar onde joga Danilo Pereira (não confundir com o Danilo que foi para o Real Madrid) mas cuja presença na equipa agrava as dificuldades na construção de jogo...
Como se isso não bastasse, o Porto tem, entre si, aquele que é a grande esperança das equipas e dos adeptos adversários (e que faz desesperar os seus próprios adeptos): Julen Lopetegui, ou como li, este fim-de-semana (para nós),... o homem errado no lugar certo.
Ainda assim, acham que este Porto é o principal candidato ao título?
Olhem que não...

E este Sporting?
E o Sporting? Está melhor que o ano passado? Sim, claro! Embora não fosse difícil. Mas, vejamos... Rui Patrício... perdoem-me a minha fixação, será o melhor guarda-redes português!
Mas, para além de não ter pés - como, aliás, se viu no jogo do Bessa -, defende o que é difícil e falha o que é muito fácil...
Continuo a achar que não é o guarda-redes que dizem ser... por quem tem a obrigação de analisar objectivamente a realidade.
Os mesmos que já fizeram do Sporting o campeão nacional desta época que ainda há pouco começou.
E que nem a recente eliminação da Liga dos Campeões, com o CSKA, e a derrota com Lokomotiv esmoreceu (talvez o problema seja, efectivamente, da Gazprom).
Relativamente à defesa, é melhor que a do ano passado, mas não existe uma diferença abissal entre elas.
Já no que diz respeito ao meio campo leonino, são jogadores feitos, sem grande pulmão, para aguentar a época em Portugal...
Aquilani e Bryan Ruiz são jogadores de uma qualidade espantosa, mas lentos, o que não joga com o tipo de jogo do novo treinador leonino.
Teófilo Gutiérrez dará mais soluções à equipa mas não será capaz de desequilibrar em todos os jogos. 
Jogador com velocidade, como ele gosta, só Gelson, no pressuposto que Carrillo não vai jogar mais até ao fim da época - o que, sinceramente, duvido!
Apenas para memória futura,... estou perfeitamente convencido de que chegará a acordo nos próximos dias com o Sporting para jogar até ao fim do ano, sendo vendido em Janeiro. Essa é a minha convicção!
Uma vantagem para não ser tudo mau: o Sporting manteve a dupla atacante.
E se, cada vez mais, gosto de Slimani (um Óscar Cardozo em projecto), já quanto a Fredy Montero, embora goste de o ver, continuo sem perceber como, como tantos bons jogadores por aqueles lados, naquela posição, pôde ser considerado, há dois anos, como o exemplo de avançado que o Sporting gostaria de formar e de ter...
Por fim, mas não menos importante, o treinador foi três vezes campeão nacional no seu antigo clube, o Benfica,... sempre com algumas dificuldades, com três equipas diferentes, embora bastante superiores às do Sporting de hoje.
Jorge Jesus, no seu primeiro campeonato conquistado pelo BENFICA, em 2009/10, jogava, então, com Quim, Maxi, Luisão, David Luiz, Fábio Coentrão, Javi García, Ramires, Aimar, Dí Maria, Saviola e Cardozo.
Bem melhor que o Sporting actual.
Sabem como acabou?
Com 5 pontos de vantagem, para o segundo classificado, o Braga, porque na última jornada este perdeu no Nacional e o Benfica ganhou, em casa, ao Rio Ave,... 2-l.
No segundo campeonato que conquistou, em 2013/14, o Benfica terminou com uma distância de 7 pontos para o segundo classificado, o Sporting, mas jogavam então, Oblak, Maxi, Luisão, Garay, Siqueira, Fejsa, Enzo, Gaitán, Salvio, Lima e Rodrigo e ainda tivemos Artur, Jardel, Matic, Markovic, André Gomes e Cardozo.
Bem melhor que o Sporting actual.
No terceiro e último campeonato conquistado, na época passada, o BENFICA terminou com mais 3 pontos que o segundo classificado, o Porto.
Nessa equipa, jogaram Júlio César, Maxi, Luisão, Jardel, Eliseu, Samaris, Gaitán, Salvio, Talisca, Lima e Jonas, para além de Enzo, Fejsa e Pizzi.
Bem melhor que o Sporting actual.
Ou seja, o treinador do Sporting só ganhou quando tinha grandes equipas... algo que actualmente, reconheçamos, não tem!
Tudo isto para não falar das equipas do Benfica dos campeonatos perdidos contra as super equipas do Porto lideradas por, então, treinadores de grande nível mundial como Villas Boas ou Vítor Pereira, que... nunca tinham ganho nada até então e que pouco ou nada ganharam desde então!!!
Face a esse cenário, amigos do Sporting, estão a ver o que vos espera???

Quanto ao Benfica...
sabem que do Benfica... nada ou muito pouco sei... Mas, como se sabe, a equipa está a adaptar-se a uma nova realidade.
De facto, a grande mudança é a do treinador e tudo o que isso implica: novas ideias e novos métodos de treino. Finalmente, temos um treinador que sabe o que é ser do Benfica, que prometeu dar a vida pelo clube e que sabe que o símbolo é mais importante que qualquer jogador.
Isso não o fará vencer, nem o tornará imune a qualquer crítica construtiva, mas que ajuda,... lá isso ajuda. E muito!!!
Essa será a grande diferença do Benfica deste ano.
Por isso, penso que será, apenas e só, uma questão de tempo.
Vamos a isso, Benfica?"

Rui Gomes da Silva, in A Bola

A garganta funda do futebol português


"Marcou a história do jornalismo e a história da América. O caso, ocorrido nos anos 70, do século passado, ficou conhecido pelo nome de Watergate e teve na origem a investigação de dois jornalistas do Washington Post, Bob Woodward e Carl Bernstein, que levou à demissão do presidente Nixon. Para a época, tornou-se num caso emblemático, para todos os jornalistas que estavam a começar a profissão, como era o meu caso. Recordo-me de que, na altura, surgiram muitas discussões entre os jornalistas sobre a ética de receber informações de uma fonte que se protegia sob o nome de garganta funda, em inglês, deep throat. Havia quem considerasse que por detrás da informação e do informador poderiam haver interesses particulares e que tais interesses poderiam distorcer as provas, os factos, a realidade.
A história veio a dar razão aos jornalistas do Washington Post, que sempre procuraram cruzar as informações que recebiam e tratá-las com um critério profissional de interesse público. Muitos anos se passaram. Os jornais mudaram muito e os jornalistas também. Porém, há questões que não mudam. 
Recentemente, surgiu uma versão moderna do Watergate, no chamado Wikileaks, uma organização sediada na Suécia, liderada por um ciberativista, Julian Assange e que publica informações e documentos confidenciais particularmente sensíveis para empresas e governos. E, agora, surge-nos, do mais fundo da escuridão do mundo informático, um novo garganta funda que nos traz um conjunto de informações reservadas e até confidenciais sobre o mundo dos nossos principais clubes de futebol.
Como a maior parte das notícias, não diria comprometedoras, mas, no mínimo, desconfortantes, recaem sobre um clube, em especial, o Sporting, surgiu de fonte leonina a apreciável suspeita de que o Football Leaks é, apenas, e só, um instrumento de ataque ao Sporting e ao seu presidente, através de uma acção ilegal de espionagem informática.
E de novo se coloca a questão: neste caso, que posição devem ter os jornais e os jornalistas? Fazer eco dessa acção ilícita, sem saber quem oferece a informação; dar força de divulgação pública de massas ao conhecimento que apenas poderia ficar num círculo restrito; divulgar essa informação, tomando-a, toda ela, por boa; e, por fim, não querer saber se essa informação tem, ou não, um objectivo determinado de ataque a uma entidade ou a uma pessoa? Como o leitor certamente compreenderá, trata-se, de facto, de matéria muito sensível e que não é fácil de tratar numa versão de anos setenta, num mundo e num tempo em que a internet toma conta de toda a informação no momento em que a recebe e logo a coloca em todo o mundo. 
Por outro lado, quem pretender cruzar toda essa informação terá de contar com um muro impenetrável de silêncios. Investigar profunda e minuciosamente cada caso, torna-o, assim, obsoleto e no momento em que se transmite essa informação, já muitas outras estarão na discussão pública, onde corre, sempre muito favorável, o vento do voyeurismo.
Pesadas todas as situações, A BOLA entendeu divulgar e continuar a divulgar os casos que são suscitados pela informação do chamado Football Leaks, procurando, na medida do possível, cruzar a informação que recebe e tratá-la com o necessário enquadramento e numa perspectiva meramente jornalística de interesse público. Tanto mais que as informações que têm vindo a público são peças importantes e esclarecedoras na parte mais opaca mundo do futebol.
(...)"

Vítor Serpa, in A Bola

Não vê ninguém a frente...

O Sporting olha para a frente e não vê ninguém. 

 Olha para trás e é só malta a gritar «Paga o que deves!».

BTV para leigos...


   

A pedido de vários amigos, escrevo finalmente uma pequena nota sobre a BTV e a sua racionalidade económica e de Marketing.

1) Faz sentido a mudança de Benfica TV para BTV. Reduz, um pouco, as resistências ao nome por parte dos afficionados, não fanáticos, do Sporting e do FC Porto.

2) Os números da BTV versus Olivedesportos:

2.1) O Benfica SAD recebia 7,8 milhões de euros ano (isso mesmo, inferior a 8 milhões por ano);
2.2) A Olivedesportos ofereceu pela renovação, por um prazo de 10 anos, um pouco abaixo de 18 milhões ano;
2.3) A Benfica TV, no primeiro ano de subscrição, conseguiu alguns números interessantes:
- número médio de assinantes um pouco acima de 200.000 (número médio, não o máximo atingido);
- receitas da venda de direitos de retransmissão (essencialmente jogos do Benfica em casa) para mercados fora de Portugal: 8 milhões de euros (ou seja, mais que o Benfica recebia da Olivedesportos);
- receitas globais da BTV no primeiro ano de subscrição: cerca de 28 milhões de euros (20M€ em Portugal e cerca de 8 M€, estes últimos essencialmente nos mercados de emigração);
- resultado de exploração da BTV nesse mesmo período: 21 milhões (teve cerca de 7 M€ de custos, incluindo pessoal, direitos da Liga Inglesa,etc).

3) A proposta da Olivedesportos era inferior do ponto de vista estratégico e financeiro:

- ofertava 18 M€/ano e a BTV conseguiu cerca de 21 M€;
- serevia de indexante às propostas que foram feitas e aceites, ao Porto e ao Sporting (90% e 80% do contrato que viesse a ser celebrado com o Benfica) (sem o indexante, Porto e Sporting recebem menos de 15 milhões por ano).

4) Questões para o futuro:

- conseguirá a BTV enriquecer com novos conteúdos a sua programação, de forma a poder continuar a crescer em assinantes e começar a abocanhar o mercado da publicidade?
- conseguirá novos conteúdos, como a Liga Inglesa, que são imunes aos resultados desportivos do Benfica, e como isso mais capazes de assegurar uma base de subscritores mais estável?

5) Notas finais:

- a saúde financeira do grupo Olivedesportos está bastante deteriorada e é duvidoso que sem o BES e a sua visão de domínio da Economia, consiga manter-se....ou seja, os 18 milhões de euros, de oferta da Olivedesportos, dificilmente seriam para cumprir....;

- os conteúdos da Liga Inglesa custaram, à BTV, apenas 2M€ por temporada...tendo apanhado a Olivedesportos desprevenida...para situar isto em contexto....este é o valor dos direitos de televisão de um clube como o Moreirense....(vcs preferem ver os jogos do Moreirense?)

Os 10 segundos de Bruno de Carvalho...


Este foi o tempo que devotei ao Prolongamento. Porque Pedro Guerra não merece mais, porque somos certamente de clubes diferentes. Mas também porque ouvir um indivíduo como Bruno de Carvalho não é saudável. E mesmo sendo ele uma espécie de herói para alguns, só em Portugal é que um mal educado reles e caloteiro chega a esse estatuto, para muitos sportinguistas é um atrasado mental. Herói, é para os lagartos!

Os segundos mencionados foram vistos esta manhã e provam a índole desse canalha. Acusa e provar é "uma parvoíce"... Ou seja, Carrillo está comprometido com outro clube, diz esse bandalho, mas não o prova porque isso não é para ele. Nem precisa. Aliás, nunca precisa! Já quando foi instaurado um processo a Vieira por causa de acusações desse gordo nojento, BdC, em sede de inquérito teve de retractar-se, pois no momento em que é obrigado a provar... OOOPS. 

Ontem foi um dia triste para o futebol português, prova que os intérpretes do desporto estão ao nível de muitos que o seguem!